Aspectos emocionais e familiares sobre viver em Portugal
Aspectos emocionais e familiares sobre viver em Portugal
De todo o continente europeu, Portugal é o principal a receber brasileiros, estes, inclusive, representam 1 em cada 4 imigrantes vivendo em solo lusitano. Entre os atrativos estão o idioma, o custo de vida e o acesso à permanência. O processo pode parecer longo e complexo, mas pode ser simplificado com um bom planejamento. Aqui, vamos abordar um dos temas mais importantes e ao mesmo tempo pouco abordado em sites e planos: aspectos emocionais e familiares.
Este é um tópico muitas vezes negligenciado ou deixado de lado, porém de extrema importância, afinal migrar é um ato de coragem. Além de todo o âmbito burocrático, também é muito importante pensar no estado emocional, pois envolve a distância com a família e amigos, mudança de clima, de estilo de vida, mercado de trabalho, custo de vida e todos os desafios que surgem ao longo desse caminho.
O lado positivo é que essas incertezas e angústias podem ser diminuídas com pesquisas e tomadas de decisões mais assertivas. Por exemplo, um brasileiro que gosta do clima tropical do país e entende que poderá sentir falta de dias mais quentes e ensolarados, pode buscar por se estabilizar em cidades com o inverno menos rigoroso. São detalhes que não parecem fazer a diferença, mas que proporcionam uma adaptação mais confortável.
Além disso, existem contratempos e eventos que afetam o emocional e que podem desestabilizar qualquer indivíduo no início, por isso é fundamental estar com um bom planejamento no geral, para que este não seja um obstáculo ao processo de adaptação.
Outra dica é já começar a se cercar de contatos antes da mudança, como entrar para grupos de brasileiros na futura cidade. E, se for o caso de uma ida em família, busque entender como será a vida dos filhos e a adaptação acadêmica. Para crianças e adolescentes, esse processo pode exigir maior atenção dos pais que precisam estar cientes do calendário escolar e prazos de inscrição para o ano letivo. Comece também a apresentar um pouco da cultura e do que será abordado na escola antes da chegada na nova escola.
Além dos pontos acima, muitos psicólogos consideram importante um acompanhamento priorizando a saúde mental durante mudanças como esta – tanto para aqueles que vivenciarão essa experiência sozinhos, como casais, famílias, adultos e crianças.
Este conteúdo é parte do eBook: Tudo sobre viver, estudar, investir e trabalhar em Portugal.